Comentários

Nenhum comentário
Seja o primeiro a enviar um comentário

Edição 2009

Escrito em 29/08/2017
Sebrae Alagoas


FEIRA DO EMPREENDEDOR – EDIÇÃO 2009

A 4ª edição da Feira do Empreendedor, realizada entre os dias 24 e 27 de setembro de 2009, tornou a cidade de Arapiraca o principal centro de negócios e de capacitação empreendedora do Estado.

Com o tema "Inovar para Crescer", o Sebrae Alagoas destacou a inovação como diferencial competitivo no mundo dos negócios. Montada em um terreno de 34.800m², a Feira, pela primeira vez realizada no interior de Alagoas, reuniu expositores de diversos estados do Brasil e foi visitada por mais de 7 mil pessoas.

Além do espaço de negócios, uma das áreas que mais chamou a atenção dos visitantes foi a Orientação Empresarial. Durante os quatro dias de evento, mais de 1.300 pessoas foram atendidas pelos consultores do Sebrae Alagoas e receberam informações sobre abertura de empresas, linhas de crédito, mercado, entre outras.

A área de capacitações também esteve entre as mais movimentadas. Ao todo, mais de 1.700 pessoas foram capacitadas. A programação reuniu 60 palestras e oficinas sobre diferentes temas, como Marketing, Gestão Empresarial, Associativismo, Cooperativismo, Legislação, Agronegócios, Turismo, Design e Gastronomia.

Por meio do espaço Dicas de Negócios, os visitantes do evento puderam pesquisar informações sobre 600 diferentes tipos de empreendimentos, com acesso a orientações importantes, como mercado e faixa de investimentos. Cerca de 800 pessoas utilizaram o serviço.

Realizado em paralelo à feira, o Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta) foi o lugar ideal para os empresários que tinham como foco a ampliação de mercado. Promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Ministério do Planejamento e Gestão, o evento aproximou compradores públicos e micro e pequenas empresas (MPE), e, por meio de palestras e oficinas, esclareceu as dúvidas dos empresários sobre a participação das MPE nas licitações.

Além do Fomenta, outro evento realizado dentro do espaço da Feira do Empreendedor 2009 foi a 2ª Mostra de Móveis do Agreste Alagoano - Decor Agreste. Na mostra, que nesta edição teve como tema o setor hoteleiro, foram apresentados 11 diferentes ambientes criados por arquitetos e moveleiros integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis no Agreste. Além disso, a Decor mostrou aos visitantes que é possível atender aos padrões do mercado hoteleiro e criar ambientes confortáveis, práticos e bonitos, com móveis produzidos em Alagoas e de custo acessível. Na ocasião, o Sebrae Alagoas organizou caravanas com empresários dos APL de Turismo, numa estratégia de aproximar as empresas ofertantes aos demandantes.

A 4ª edição da Feira do Empreendedor também se destacou pelas ações de responsabilidade social e ambiental. Planejada a partir dos fundamentos de excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a feira despertou nos visitantes e expositores a necessidade do consumo sustentável.

Ainda durante os quatro dias do evento, uma equipe de analistas do Sebrae Alagoas fez o levantamento do impacto ambiental gerado pela feira ao município de Arapiraca, a partir da produção de CO2. Para isso, foram calculados indicadores sobre o consumo de energia e a produção de lixo; e para compensar a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), a instituição fez a doação de 1.150 mudas de árvores aos visitantes da feira.

A coleta seletiva de lixo também fez parte das ações da Feira do Empreendedor. Nesse sentido, foram coletados 1.300 kg de lixo reciclável. Todo o material arrecadado foi doado para a Associação dos Catadores do Bairro Mangabeiras, em Arapiraca.

Em reconhecimento às atividades realizadas junto ao cliente da Feira do Empreendedor, o Sebrae Alagoas recebeu o prêmio “Destaque Critério de Excelência, Conhecimento do Cliente e do Mercado”, concedido pelo Sebrae Nacional.

A Feira do Empreendedor 2009 teve como patrocinadores o Banco do Brasil, o Governo do Estado, a Prefeitura de Arapiraca e o Sebrae Nacional. Contou ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Banco do Nordeste, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio).